Poetas e Escritores

José Sepúlveda

Nascido em Delães, Vila Nova de Famalicão, cerca dos doze anos começou a ganhar gosto pela poesia.
Esse gosto foi-se desenvolvendo ao longo da sua carreira, ora como funcionário público, ora como empregado bancário, ora envolvido na comunidade religiosa, tendo colaborado com alguns jornais e revistas.
Tem diversas coletâneas no seu Blogue, entre as quais uma miniopereta cujas melodias foram genialmente orquestradas pelo professor de música João Silva, dando-lhe uma beleza que originalmente não tinham.
Reformado em 2005, dedicou-se mais acentuadamente á poesia, tendo participado na criação do grupo Poetas Poveiros e Amigos da Póvoa, no grupo Solar de Poetas, no facebook, participando e organizando regularmente  diversas  tertúlias e saraus.

Blogue: http://ocantodoalbatroz.blogspot.pt/p/cantar-de-amigo.htm





   Amy Dine

Ana Maria Dine Falcão Sincer e Sepúlveda,   conhecida pelo nome artístico de Amy Dine nasceu em Lisboa, freguesia de Arroios,  a 11-11-1951.
Começou a sentir gosto pela poesia desde muito pequenina quando sua mãe ,ainda ela não sabia ler, lhe ensinava alguns versinhos para dizer nas festinhas do jardim escola.
Mais tarde, continuou a participar nas festas da igreja não só a dizer poesia mas também em teatro.
Por volta dos 12 anos,  ao começar a estudar Camões e outros escritores e poetas portugueses, consolidou seu gosto pela poesia e começou a fazer alguns esboços poéticos.
Fez um longo interregno pois como esposa, mãe e avó e  e ainda ocupando-se simultaneamente de outras atividades  na sua igreja,  serviço comunitário e  na prática de artes decorativas, um dos seus hobbies preferidos, pouco tempo lhe sobejava .
Nestes dois últimos anos, já mais desocupada e com a sua entrada no grupo dos Poetas Poveiros e Amigos da Póvoa, tem vindo a dedicar-se de uma forma mais assídua á poesia.
Alguns dos trabalhos artísticos e poéticos estão  alojados no seu Blog.
 http://amydine.blogspot.pt/



Shirley Cavalcante


Shirley M. Cavalcante, é jornalista, radialista, autora do livro: Manual Estratégico de Comunicação Empresa-rial/Organizacional, administradora do projeto Divulga Escritor,  graduada em Comunicação Social pela UFPB, especialista em Gestão empresarial e de pessoas, assessora e consultora de Comunicação Empresarial, Consultora Editorial, diretora executiva da SMC Comunicação Humana. Fez uma parceria com o Solar de Poetas para entrevistar e divulgar pelos canais com quem tem acordos e outros os nossos poetas e escritores. 

Lurdes Maravilha

Maria de Lurdes Silva Maravilha, natural do concelho de Castro Daire, distrito de Viseu Diplomou-se em Educadora de Infância, pela Escola do Magistério Primário de Lamego, posteriormente a licenciatura em Administração Escolar, pela Escola superior de Educação de Viseu, especializou-se em Administração e Organização Escolar, adquiriu o grau de Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica. Foi designada como avaliadora no processo de avaliação de desempenho docente. Realizou um estudo de investigação para o Ministério da Educação, sobre a necessidade da implementação educação pré escolar itinerante, a qual foi implementada no Agrupamento de Castro Daire.Foi formadora durante vários anos, no Instituto de Assuntos Culturais, dando formação às famílias e jovens. Participa como apresentadora de programas relacionados com a temática sobre o papel da família, na Rádio Limite de Castro Daire e na Rádio Alive FM 89.9 de Viseu. Do gosto pelo contacto com a natureza advém o seu gosto pela fotografia, corrida ao ar livre e natação.

-Escreve poesia desde os dez anos.
- Foi selecionada para a participação como poetisa/escritora na coletânea “Mar à Tona/ Heróis do Mar”, editada no Solar dos Poetas.
 - Participou como poetisa/escritora na coletânea “Dia Internacional da Mulher”,editada pelo Solar dos Poetas.
 - Recebeu vários prémios atribuídos pelo Solar dos Poetas, pelos seus poemas selecionados em primeiro lugar.
 -Participou como autora na Antologia “Essência dos Sentidos”, 3º volume, editada pelas Edições Oz.
 -Publicou alguns artigos em jornais.
 -Publicou o livro de poesia que se intitula de “CINZAS VIVAS”, pela editora Oz, onde foi já lançada a 2º edição.
  Neste momento, está a escrever  outras obras.
  Aqui você encontra mais sobre a escritora:   https://www.facebook.com/cinzasvivas


Ruy Serrano
(Retrato autobiográfico)

- Nasci em Cabinda (Angola) em 25.09.1935;
- Sou filho de Artur Henriques Serrano e Maria Emilia Serrano (meu pai emigrou para Cabinda em 1910
   e foi agraciado com a medalha de comendador, tendo o seu nome numa rua de Cabinda);
- Eu tirei a instrução primária em Cabinda e de 1946 a 1951 tirei o Curso Complementar de Comércio  (Curso comercial), na Escola Comercial Patrício Prazeres, em Lisboa, regressando a Cabinda, onde assumi a gerência dos negócios de meu pai. Somos 6 irmãos brancos e 2 mulatos, tenho 4 filhos, 7 netos e 5 bisnetos;
- Construí um património hoje avaliado em cerca de 5 milhões de euros que me foi confiscado em 1975, ano em que me refugiei em Portugal. Aqui exerci até 2010 a actividade de Técnico Oficial de Contas em regime liberal, passando então à reforma;
-a minha vocação literária quer pela leitura quer pela escrita vem desde a adolescência que agora recuperei e passei a encarar mais a sério por ter tempo disponível;
- Ingressei nas redes sociais por iniciativa pessoal e criei os seguintes meios:
- em 2007 criei um blogue chamado ARCO-ÍRIS, cujo site é: ruimhserrano.blogspot.com   que já tem cerca de 800 trabalhos e 17.000 visitas;
- a seguir ingressei no twitter:  twitter.com/ruyserrano
- em 2010 ingressei no Facebook: ruy.mhserrano@facebook.com  fazendo parte de 4 geupos activos ligados à poesia.,
- em Junho de 2013 tive um debate-entrevista no programa INQUIETUDES, da Rádio Herts de Tomar de 1 horas sôbre o meu livro e a minha vivência. em África. 

Arilo Cavalcanti

Arilo Cavalcanti Jr é contador, escritor e poeta. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e estudante do Curso de Direito (UNIFOR). Nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará. A leitura sempre foi o seu hobby, desde criança. Os livros tiveram destaque especial na sua vida, possibilitando um grande conhecimento de vários assuntos e desenvolvendo o seu nível intelectual e cultural. Contador da Câmara Municipal de Fortaleza, com 32 anos de Serviço Público Municipal. Participa de vários eventos em Fortaleza, com seus poemas temáticos. Fez os 30 anos (Jubileu de Pérola) do CRECI-CEARÁ (CONSELHO REGIONAL DOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO CEARÁ), os 40 anos da Construtora Mota Machado, os 30 anos do Skal Internacional de Fortaleza, o IV ENCONTRO NACIONAL DO MISTÉRIO PÚBLICO EM DEFESA DA SAÚDE. O seu poema “DESVENDANDO O BRASIL” já saudou muitas delações de eventos especiais: Reunião Ordinária Especial do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG), Solenidade de Posse dos Corregedores Gerais do Conselho Nacional do Ministério Público dos Estados e da União. Posse da Procuradora Geral do Estado do Ceará Dra. Socorro França. Fez os poemas da UNILAB (UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO DA LUSOFONIAAFRO-BRASILEIRA). Escreveu o livro “Amor Sem Fim” e foi agraciado com o Prêmio “Noite dos Destaques”. Recebeu o Título PAUL HARRIS da FUNDAÇÃO DO ROTARY INTERNACIONAL. Fez o PROJETO CULTURAL DESVENDANDO O BRASIL, que resgata e valoriza a cultural popular brasileira através da poesia, da música, da dança, e da arte cênica. Pertence à Academia de Letras Juvenal Galeno (ALJUG), na categoria Membro Fundador.

Adriana Vargas

Adriana Vargas, formada em Direito pela UCDB, escreve desde os sete anos de idade.
É autora de romances sobrenaturais:
O oitavo pecado,
O voo da estirpe,
O segredo de Eva,
Vozes do Silêncio,
Túnel do Tempo,
Lilith, meu amor da escuridão,
Inocence.
 Coordenadora do Clube dos Novos Autores e autora do projeto Letras brasileiras.
Assessora Literária e Beta Reader.
Ganhou o prémio INTERARTE 2012 com seu romance O Oitavo Pecado.
Possui um extenso número de seguidores e admiradores de seu trabalho.



Joana Rodrigues

Joana Rodrigues, cujo nome completo é Joana Silva Ramos Rodrigues, nasceu em Minas do Lousal, freguesia de Azinheira de Barros, Grândola. Aos 18 anos foi para Sintra trabalhar, e por lá ficou. Foi com as recordações desse seu percurso de vida que aos poucos se transformou na poetisa popular que hoje é, cantando a sua terra, os seus amores, a sua fé.
Pouco a pouco, a poesia foi brotando do seu peito e levada àqueles que dia a dia partilhavam consigo os prazeres e as agruras da vida. Foi no Solar de Poetas que encontrou uma forma de levar a sua arte mais além, escrevendo, publicando, comentando, transformando-se numa exímia comunicadora, respeitada e apreciada por muitos poetas, comentando cada dia dezenas de poemas que lê e partilha.

SOLAR DE POETAS
Para mim não é castigo
Mas é sim satisfação.
O Solar é um abrigo
Onde encontro inspiração.
(Joana Rodrigues)

E eis que surge o livro tanto almejado no alvor dos seus anos e no frescor da sua maturidade.
 Ao ler os seus poemas, simples, singelos, vamos encontrar a magia das palavras que se transformam num momento em verdadeiros hinos à poesia, um mundo de segredos e desabafos que nos encantam em cada verso.
Sente-se em cada palavra a saudade da sua terra, mas também uma imensa alegria, das suas gentes, das suas recordações de infância, afinal, das suas raízes. Sente-se o apego ao seu cantinho, outrora rude mas cheio de encanto e fonte de ensinamentos, pelo qual nutre um amor ímpar.
A saudade do seu companheiro de uma vida, o amor e a alegria dos seus ente queridos, a amizade partilhada… uma imensa vontade de se ler e reler.
A sua fé, presente em cada instante, dá lhe alento e força e cria nela uma vontade de viver que nos surpreende.
Os seus versos são uma cartilha de ensinamentos que não podemos deixar de partilhar. Como uma borboleta delicada, esvoaça pelas palavras em tons multicolores, transformando cada poema num arco iris pleno de esperança.
O modo como exterioriza os seus sentimentos, espalhando alegria e amizade, é reflexo da grande generosidade existente no seu coração. Não deixem de ler este livro de ensinos desta poetisa do povo, o nosso povo, que em cada verso vos irá deliciar.


Bernardina Pinto

Bernardina Maria Fragoso Borrecho Pinto, nascida a 14 de Junho de 1966, em Benavente. Desde cedo, vim para o Alentejo e foi em Benavila, numa freguesia do Concelho de Avis que concluí o Ensino Básico. Foi em Abrantes que completei o 12º ano e depois e depois fui para Lisboa, onde tirei o curso Superior de Serviço Social. Já trabalhei em vários locais mas há cerca de oito anos que trabalho no Município de Avis, como Técnica Superior de Serviço Social. Sou casada, tenho um filho e resido numa linda freguesia do Concelho de Avis- Stº António do Alcórrego. Desde a minha juventude que faço poemas como forma de exprimir os meus sentimentos. Foi em Dezembro de 2011 que publiquei um livro que se chama " Sorrisos da minha Poesia”. Adoro ler e escrever poesias, por esse motivo sou, com muito orgulho uma das Administradoras do solar de Poetas!


Conceição Oliveira

Conceição Maia Rocha de Oliveira é natural de Aveiro, onde reside.

É Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - Ensino de Português e de Francês - pela Universidade de Aveiro. Completou esta e outras formações académicas para os vários graus de ensino tendo exercido a Pedagogia (do Básico ao Secundário) durante cerca de 38 anos. Vem publicando poesia e alguns artigos de opinião em jornais locais ou de escola. LABIRINTO DE PALAVRAS, o seu primeiro livro, poesia, em Maio de 2012 pela Editora Temas Originais. Aderiu à participação em projectos de publicações colectivas - Poesia e Conto - em diversas Antologias Portuguesas: Pastelaria Editora; Editora Universus – AlenCriativos e, recentemente, Editora Esfera Do Caos. No Brasil conta com trabalhos nas Editoras Catrumano e LiteraCidade. Publicou também em Voar na Poesia - Editora (com sede na Suíça) e tem outros trabalhos em organização (individuais e colectâneas) a publicar em breve.


Manuela Matos

Manuela Matos reside em Vila Nova de Gaia e publicou um livro de poesia "PEDAÇOS DE LUA" em Março-2010 - J. F. Mafamude - V. N. Gaia.
Menção Honrosa II Concurso de Poesia Pablo Neruda.
Classificada 2º e 3º lugar , Edições Arnaldo Girão e selecionada para  publicação do livro "Poesia-Poeta-Cidade" - Prémio Literário Valdeck Almeida de Jesus.
Participação nos IX, X, XI Encontro de Poetas no Gerês com 1 Menção Honrosa em Setembro de 2012.
Prémio Especial de Poesia em 2010 e 2 e 3º prémio em 2012 atribuído pela J. F. S. Nicolau - Porto.
Participação nas Coletâneas ARTE PELA ESCRITA II, III IV e V, e no livro "IMAGENS DA NOSSA MEMÓRIA".

Escreve nos sites Escritartes, Luso-Poemas e Solar de Poetas  e Solar de Poetas .


Miguel Almeida

Miguel Almeida nasceu a 7 de Agosto de 1970 em Rãs, uma pequena aldeia do Concelho de Sátão, Distrito de Viseu.
Licenciado em Filosofia e Mestre em Filosofia da Natureza e do Ambiente pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem-se dedicado a trabalhos de investigação centrados na área da filosofia das ciências, nomeadamente na aplicação das ciências às questões do ambiente e da ecologia planetários.
 Para além da sua actividade como escritor, exerce, ainda, as funções de professor de Filosofia na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, em Almada.
Tem diversas opbras publicadas que poderão ser consultadas em:






Eugénia Maria Simões Madeira

Eugénia Maria Simões Madeira nasceu a 3 de Novembro de 1977 e é natural do Barreiro.
Desde sempre tem trabalhado em contabilidade e finanças uma grande paixão além da poesia, e desde criança mantém ainda o gosto pelo desenho e pela música.
É uma pessoas humilde que gosta de natureza e do convívio com amigos e por isso a escrita denota todas as emoções que capta nas suas vivências e experiencias mais marcantes.
Com o passar do tempo foi completando a sua alma com o amor definido pela escrita e hoje9 utiliza as lágrimas como tinta e a alma como folha para escrever as suas poesias. Editou o 1º livro “O Amor na Poesia d Alma” em final de 2007, através da Editora Corpos e participou depois numa colectânea de poesia Intitulada “Nas aguas do Verso”.
 Actualmente escreve em vários grupos de poesia e também no sites Luso-poemas e escritartes entre tantos outros onde  também é reconhecida  pelo nome de Geninha.
O Amor na poesia d'alma é um livro cheio se sentimentos onde tem como narrador um coração repleto de amor, e que utiliza as lágrimas sofridas como a tinta e espalha com mestria suas desavenças numa alma simples e vazia.
Em torno de um amor quis um dia ser feliz, escrevendo melodias, belos cantos de amor.
Escondo-me entre as ondas, embrulho-me nas serras em vão, poesia porque nasces sempre, sempre no meu coração.
Em torno de ti escrevo, em busca de mim também, solto gritos e sussurros como nunca ninguém tem.

Armindo Loureiro


Armindo (Manuel Soares Pinto) Loureiro, nasceu a 10 de Agosto de 1950, em São Nicolau, Marco de Canaveses… Reside nesta mesma localidade, mas agora, em Tuias… Cumpriu o Serviço Militar Obrigatório, como Voluntário, na Armada, entre 1 de Abril de 1967 e 3 de Junho de 1971; É Aposentado da Função Pública e desempenha funções autárquicas, como Presidente da Junta de Freguesia de Tuias. Frequentou o Curso de Direito, na Universidade Lusíada do Porto, do qual desistiu em 2012. É o 4º de uma prole de 9 irmãos dos quais um (Maestro José Duarte Loureiro) já é falecido… Herdou o gene da poesia de seu falecido pai, o Maestro/Poeta Popular, António Loureiro. Faz quadras desde muito novo mas, contudo, só com o advento do Facebook é que iniciou uma actividade poética visível… Integrou a Colectânea “Palavras Nossas – Volume 1 (8 poemas), apresentada na Fnac, do Colombo, em Lisboa, em 3 de Novembro de 2011; Apresentou o seu livro de Poemas “Rio de Palavras”, em 25 de Abril de 2012, no decurso da Feira do Livro/Marco de Letras; Fez parte dos autores de 3 Colectâneas… Érotismus (8) poemas; Palavras de Cristal (4) poemas; e Mãe (1) poema. Participa com alguma assiduidade em eventos poéticos onde declama poemas seus e de outros poetas tais como: Concepcion (Orfeão do Porto), Janelas do Fado (Matosinhos); Mar-à-Tona (Póvoa de Varzim), esteve presente nos dois últimos eventos (2012 e 2013); Associação de Veteranos de Guerra (Braga), esteve presente no evento de 2011; Dia Mundial da Poesia (Marco de Canaveses), esteve presente nos eventos dos anos de 2012 e 2013). Acompanha de perto as apresentações de Livros de poesia efectuadas no Norte do país… Possui uma basta biblioteca particular com incidência em Livros de Poesia. Em 14 de Fevereiro de 2013 atingiu os 5000 amigos no Facebook e daí para cá tem vindo a apagar aqueles que já não interagem consigo para acrescentar novos amigos… Está inserido em mais de uma centena de grupos e dirige para além do seu próprio mural, uma Estante com o seu nome e duas páginas “Rio de Palavras” e “Desabafos do Meu silêncio”. Colaborou na criação do Jornal “A Verdade” e da “Rádio Marcoense”… Ao longo da sua vida foi dirigente de, praticamente, todas as organizações de base da sua terra, sendo ainda Presidente do Conselho Superior da Associação de Combatentes da Guerra do Ultramar do Marco de Canaveses e Vice-chanceler da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno, também do Marco de Canaveses... Destaque para o Campeonato de Pesca Desportiva de Rio da 1ª Divisão Nacional conquistado pelo Amadores de Pesca do Marco em 2001, consigo a Presidente da Direcção e sem que tenha algum dia pegado numa cana para a prática daquele desporto…



Rosangela Ferris

Rosangela Ferris é formada em bacharel de teologia e professora no seminário veredas. Ministra na faculdade FATEQ á 18 anos. Formada em teologia e mestrado pela faculdade S.E.T.H - FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA HEBROM EM 1989. Membro da liderança e Pastora Títular da 1ª I. E. Q - Conferencista , Escritora e Poeta. Administradora da ONG IMEL - Instituto Imersão Latina e membro da Comunidade INSOD - Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural. Membro da NECUP. ( mostra de cinema latino Americano)



Enide Santos´

Enide Santos, nascida no dia 30 de outubro de 1968 na cidade de Condeúba - Bahia.
Dona de casa, artesã e mesmo tendo o ensino médio incompleto me atrevo a fazer poemas.
Seguindo assim um desejo incontrolável do meu sentir.
A paixão pela poesia nasce ao me espelhar em meu pai, que se alfabetizou de maneira inédita em sua adolescência, sem condições financeiras e por vários outros fatores que o impediu de frequentar o âmbito escolar.
Por meses ele espreitou os garotos que retornavam da escola, e escreviam pela estrada de terra letras que aprendiam na escola, aprendeu perguntando para quem sabia a leitura, como dizia ele.
Dessa forma ele descobriu o mundo, e leu tantos livros quanto pode. Fã incondicional de Bocage.
Deixávamos-nos eu e meus irmãos presos àquelas magníficas fantasias de suas narrações.
Deixou-me assim de herança a sua força de vontade, que hoje uso para descrever meus sentimentos mesmo sem ter um diploma. Leio, pesquiso, pergunto e construo.

Criei meu blog para fazer-lhe uma homenagem, onde posto também minhas humildes poesias. http://enidesantos.blogspot.com.br/ http://tipopensamento.blogspot.com.br/


Gil Ordónio

Casada, de Recife-Brasil.
É uma eterna apaixonada por leitura e pela escrita. Gosta de dar vida aos seus, prática que transformou a sua existência.

Hoje sente-se embelezada pela vida e por tudo o que nela há, especialmente as amizades e o amor.
Autora do livro Desnudando a Alma
Ana Wiesenberger.
Nasceu em Lisboa, em 1962.
Vive há muitos anos em Setúbal.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Pós-Graduada em Estudos Americanos pela Universidade Aberta, é professora do Ensino Básico e Secundário.
Publicou, em 2011, a obra poética Dias Incompletos.
Acerca da sua relação com a poesia, diz:
“Escrever acontece-me; penso o real em palavras e alinho-as numa harmonia espontânea, vestida de sentido.

Ser impedida de escrever seria como ser sujeita à pena capital, pois a vida, para mim, perderia toda a essência.”
http://www.esferadocaos.pt/pt/catalogo_detalhe_esfera_contemp164.html
Ana.wiesenberger@gmail.com



Teresa Almeida

Maria Teresa de Jesus Almeida Vaz Rodrigues nasceu em Trás-os-Montes, na aldeia de Lagoaça, conselho de Freixo de espada à Cinta. 
Estudou na Escola do Magistério Primário de Vila Real e Instituto superior de Educação e Trabalho do Porto. Exerceu a sua atividade profissional nos conselhos do Porto e Miranda do Douro. Dedicou a sua vida à causa da educação, ora no ensino, ora na área da gestão e administração escolar, ao nível do 1º CEB.
Ao desligar-se da sua atividade profissional encontrou, na poesia, naturalmente, um apelo, uma chama, um caminho que percorre com indomável vontade. Nas palavras desafia o tempo, solidifica os afetos, apura a sensibilidade e revive os estados de alma que na sua vida foram chama, luz e caminho. A poesia, a pintura e a dança são atividades que a apaixonam.


Maria Manuel Rito

Maria Manuel de Lucena Veloso Rito, 36 anos, nascida a 01 de Dezembro de 1976  na cidade do porto, freguesia de Massarelos e a residir na zona de Cedofeita
Pianista, escritora e soprano.
É professora de música no Porto e grande Porto, sempre apaixonada pela musica e pelo  gosto da leitura.
Tem-se dedicado à escrita, sobretudo poesia, desde há algum tempo.
Organiza saraus de poesia e piano. Participa em projetos da radio. No canto tem dado e participado em alguns concertos.


Fernando Figueirinhas é formado em Administrador de Empresas. Escritor, Poeta e Diretor (realizador). Nasceu no Porto, Portugal, em 1952, e veio para o Brasil em 1976, onde se fixou.
Interessado em questões perenes de cunho filosófico, que tratam da problemática humana em vários de seus aspectos, como o homem perante o mundo e si mesmo, vale-se da ética, da estética e de princípios fundamentados nos valores universais em favor de um mundo mais justo e digno. 
Realiza vários documentários sobre arte e outros assuntos polêmicos, cuja complexidade e profundidade devidamente orientadas, defendem com muita intensidade a tese-proposta da questão colocada. Dirigiu e produziu: A Ponta do Iceberg, A Outra Dimensão, Esquecidos na Noite, A Tríada da Cognição, Manlio Moretto, Egas Francisco, Gente sem Nome, Evasão e Sonho, Razão de Ser, Pedras que Falam, e Aldo Cardarelli, entre outros.
Preocupado com as grandes questões que o mundo contemporâneo propõe, idealiza o Projeto Cultural Abertura, dedicando-se à administração do projeto, a escrever e à direção e produção de documentários filmados, e também, à produção e manutenção dos websites que mantém na Internet.
Ultimamente, atento à realidade do atual momento, vem-se dedicando à escrita ininterrupta de vários textos, poemas e pensamentos, chegando a escrever quinze textos por dia. 
Publicou, entre outros, os seguintes livros: Manlio Moretto, Palavras de Imagens, A Urgência da Mudança, Palavras Nascem e Pintores Inéditos. 

“Não nasci para ser escritor, ou cineasta, muito menos para ser poeta – tudo aconteceu sem que eu me apercebesse, como resultado do mundo que encontrei.”

Denise Flor

Denise Flor Nascida em São Paulo - SP - Brasil
Nos tempos de escola rabiscava minhas emoções nos cadernos, sem a presunção de algum dia me tornar poetisa. Passei a dedicar-me mais aos apelos do coração e a literatura passou a ser minha grande paixão. Denise Flor é meu pseudônimo na escrita. Agora eu e a poesia andamos juntas. Amo a vida e dela extraio o melhor sempre. Posto no Recanto das Letras, Facebook e no meu Blog. Participei de antologias como Recanto da Poesia, Meus Rabiscos de Poesias e em comunidades em sites de relacionamentos. Em breve meu livro de poesias, "Versejando Amor".
https://www.facebook.com/DeniseFlorVersejandoAmorhttp://inspiroamor.blogspot.com.br/http://www.recantodasletras.com.br/autores/deniseflorRevista de poesias lV Portal Antonio Poetahttp://poetisadeniseflor.blogspot.com.br/ Antologia Recanto da Poesia de Carlos Neves 2013 Antologia Rabiscos do Coração de Carlos Neves 2013


Maria Morais de Sá
Maria Morais de Sá  nasceu em Massarelos na cidade do Porto em 13 de Outubro de 1964.
Çom 2 anos de idade os pais entenderam ir viver para a Cidade de Ermesinde que é uma zona limítrofe à cidade do Porto  onde viveu a sua infância e juventude quase até aos 30 anos de idade!
O pai, um afinador de pianos conceituado e mãe uma guerreira doméstica, dedicados à família, educando os filhos com amor, ensinando-os e protegendo-os.

É a mais velha dos três e de todos a que mais sentiu o gosto por arte!   ​

Cedo sentiu o gosto de escrever​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ os seus desabafos e devaneios, ilusões e sonhos. ​
    ​Transpunha  para folhas de papel os pequenos escritos sobre os seus sentimentos que achava ser a forma de poder ​desabafar o que lhe ia na alma. ​​
  ​​Sempre escreveu os seus devaneios e por medo e vergonha que os encontrassem rasgava-os, com receio de ser criticada.​
   Conforme crescia, o gosto pela leitura e a escrita acompanhava-a.  Sempre sentiu o gosto pelas artes fosse a música, a pintura, o teatro ou o cinema!​
   Sua educação musical resume-se a uma flauta e uma viola que cedo aprendeu a tocar. ​
   Entrou em peças de teatro na escola secundária pertenceu a um grupo de dança pop na era de 70/80. Mas a escrita foi sempre a sua paixão e depois de tanto tempo perdido, só agora venceu os medos, tornando-se mais desinibida, através do convívio nos novos meios de comunicação. ​
   Começou a escrever ​​​​​​​​​​​​​​​​​no Facebook, onde conheceu gente maravilhosa, com muito talento e através deles aprendeu muita coisa e deu-se a conhecer, publicando assiduamente os seus poemas.​
  Sempre teve o sonho de ver um livro seu estampado na montra de uma livraria. ​
Esta é a poetisa Maria Morais de Sá.
Recentemente publicou o seu primeiro livro: Meu Mar, Meu Poema


José Carlos Moutinho nasceu no Sobralinho, Vila Franca de Xira, em Junho de 1944.

Com 13 anos partiu para Angola, aonde concluiu os seus estudos secundários.

Em 1973, saiu de Angola, para o Brasil, de onde veio definitivamente para Portugal em 1980. Foi Delegado de Informação Médica. Nos últimos anos, Empresário na área da restauração. Está aposentado. É membro dos “Confrades da poesia”, “Horizontes da Poesia”, “Luso-Poemas”, “Varanda das Estrelícias”, “Academia Virtual Sala dos poetas e escritores”- Brasil

É presença regular em vários locais de tertúlias poéticas:

É membro da ACLAL (Academia de letras e artes plásticas lusófonas)

O seu blog de poemas:








Fátima Veloso

Maria de Fátima Borges Veloso nasceu na Póvoa de Varzim, onde sempre residiu. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Franceses e Ingleses. É profes-sora de Língua Portuguesa do Ensino Básico, no segundo ciclo, desde 1986. Trabalha na Escola E.B. 2,3 Cego do Maio onde é também responsável pelas atividades dinamizadas pelo Clube de Teatro, há doze anos. 
A paixão pelo ensino da língua materna fez despertar desde o início da sua carreira outra grande paixão: a paixão pela Escrita. Com os alunos, dinamizou projetos de escrita colaborativa, resultando desse processo, a publicação a nível de escola, de três pequenas obras: “Mar, Sempre Mar”; “Num País Chamado «Beiriz» e “Lengalengas, Petas, Letras & Outras Tretas”. Esta última levada à cena, na rua – no Passeio Alegre, na cidade da Póvoa de Varzim, no Carnaval de 2010.
É membro do Varazim Teatro, onde fez algumas formações e do Grupo de Poetas Poveiros e Amigos da Póvoa com o qual participa em encontros onde diz Poesia. 
Participou na Antologia dos Poetas Poveiros e Amigos da Póvoa.
Em entrevista exclusiva para o projeto Divulga Escritor, a escritora conta-nos sobre sua trajetória e projetos literários, ela nos dá algumas dicas que une a arte teatral com a poesia. Vamos acompanhar de perto um pouco da nossa escritora Fátima Veloso.






Ana Maria Stoppa

Ana Maria Stoppa, natural de Santo André/SP. Cidadã Ítalo/Brasileira, Advogada, Pós Graduada em Direito e Processo do Trabalho, PUC/SP,  Escritora,  Ambientalista, Ativista Cultural.  Titular da Cadeira 43. ANLPPB - Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Acadêmica Correspondente nas Academias:: ALAF- Academia de Letras e Artes de Fortaleza, ALAB-Academia de Letras e Artes Buziana-Búzios/RJ , Artpop – Academia de Artes de Cabo Frio/RJ,  ALB – ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL– SECCIONAL SUIÇA, Cadeira nº 72,abril/13.  Comendadora das Artes, Medalha do  Mérito  Litero-Cultural Euclides da Cunha, Suíça/Berna/BE ALB – ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL – SECCIONAL SUÍÇA, abril/13, “Personalidade Cultural 2012” Art Pop – Academia de Letras e Artes de Cabo Frio/RJ, maio/13. Obras Publicadas: “Diagnóstico”,  1989, “O Silêncio dos Porta-Retratos”, 2012, Antologias: Poesias Encantadas III, IV e V, “Música, Prosa e Verso, 2011, “Nossa História Nossos Autores” – Edit, Scortecci - Bienal Internacional do Livro de SP, 2012”  “ I Antologia ALAPPB”, 2012, “Manifesto Poético Pela Paz, Edit. Iluminatta, 2013. “Viagem pelo Mundo Infantil – do Brasil para Genebra, 2013,Edit. Varal Brasil.  Participações e Congressos Literários : SALON INTERNATIONAL DU LIVRE ET DE LA PRESSE DE GENÉVE. Genéve, le 05/05/2013, Raduno Dei Poeti – Scrivere – ( Encontro com Poetas Italianos) Villa Aulina , Castel Gandolfo, Itália – 07.08 e 09.06.2013 Prêmios: 1º. Lugar,  Concurso de Literatura Infantil Secretaria de Educação e Cultura de Barueri SP, com a obra  “Lelé, o Navegador dos Sonhos ”, 27.02.91,  5º lugar -  VIII Concurso Literário: Poesias Sem Fronteira, promovido por Marcelo de Oliveira Souza, com o poema “Varal dos Enlutados” 2012; 2. Lugar- I Concurso de Poesia  Infanto-juvenil  “Mãos que Falam” Salvador/BA, Projeto Alma Brasileira com o conto “ Cristal, A Corujinha Cantora”,  site:www.anastoppa.prosaeverso.net. Contato: anamstoppa@hotmail.com.
Como Atua na Área de Meio Ambiente através de trabalho voluntário focado na Educação, ( autora de vários projetos para a comunidade estudantil do ensino fundamental e médio, além escrever sobre o tema, fez parceria com o Solar para coordenar os assuntos relativos à Ecologia/Meio Ambiente..




MILA LOPES

M.ª Emília de Jesus Lopes Marques nasceu no

concelho de Proença-a-Nova a 28 de Julho de 1957. Autodidacta, começou a pintar,

a desenhar e a escrever regularmente em 1998. Nesse mesmo ano começou a

uma


forma de libertação, passando para a tela e o papel todas as suas preoc

realizar exposições individuais e colectivas. Esta artista vê na pintur

aupações

e sonhos. Todos os seus trabalhos são originais, a sua inspiração é a música

os são feitos com grande emoção. Os seus trabalhos encontram-se


espalhados de n

calma, clássica ou numa pedra ou uma nuvem. Tudo sai naturalmente, as cores, os

desen

horte a sul do país, inclusive no estrangeiro, nomeadamente

Canadá, Brasil e Suíça, França assim como em casas e colecções de particulares.

do dia-a-dia é


genuína e bela, estravassando assim, o que lhe vai na alma

Uma opinião sobre a artista: “ A pintura e o desenho de Mila Lopes é de uma

sensibilidade que o tempo formou, as circunstâncias e a vivênci

aporque é verdadeiro

e puro.” Exposições individuais/colectivas: 1998- Proença-a-Nova Santa Casa Da

Misericórdia 1999- Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova 2000- Sertã 2000-

ria Manuela Cruz em Castelo Branco 2006 -


Biblioteca Municipal de Pro

Casa do Arco do Bispo em Castelo Branco 2001- Biblioteca Municipal de

Proença-a-Nova 2004- Biblioteca de S. Pedro do Esteval 2005- Biblioteca

Municipal de Proença-a-Nova e Gal

eença-a-Nova - Exposição Colectiva e Individual
intitulada “Arte Sentida”. São Pedro do Esteval- Produtos da nossa Terra. 2007-
Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova - Exposição Colectiva e Exposição de
2009-Bibioteca Municipal de

Proença-a-Nova - Exposição Colectiva De Pintura e A
pintura no Centro de Artes e Cultura do Tejo e Vila Velha de Ródão. São Pedro do Esteval- Produtos da nossa Terra 2008- Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova - Exposição Coletiva. E São Pedro do Esteval
.rtesanato- Produtos da nossa Terra. 2010-Sala Da Nora Cine Teatro De Castelo Branco – Exposição de pintura “Magia das Cores” Em 2011- Ganha um prémio de mérito de desenho cujo título era a cuidadora Na Santa Casa Da Misericórdia de Proença –A Nova. Já esteve em dois
rever ao artesanato e á bijuteria. Mas

nunca deixa de pintar e desenhar. Actu
programas de televisão a divulgar a sua arte (Portugal em Directo) (Manhãs de Sofia). Para além de pintar dedica-se também á poesia, tendo participado em várias antologias no livro de Natal “o Natal Na voz do povo de Proença – A – Nova “Atualmente dedica-se mais a es
calmente tenta expandir os seus trabalhos, apesar da inacessibilidade relativamente ao sítio onde vive, dado serem
escassas as oportunidades e locais onde pode divulgar a sua arte.




Noeli de Carvalho e Silva

Noeli de Carvalho e Silva, Natural de Porto Alegre – RS, Residente e domiciliada em Salvador – BA há 25 anos. Trabalhou na Folha da Tarde em Porto Alegre – RS, Casa Dico como Assessora de Imprensa em Relações Públicas em Porto Alegre - RS, Jornal do Comér-cio em Recife – PE, Universidade Federal como Assessora de Imprensa em Recipe - PE, Empresa Gráfica da Bahia em Salvador  - BA.Formada em Jornalismo pela PUC – RS desde 22 de Dezembro 1979.
No dia 13 de Maio de 2013, participou do lançamento da sua Coletânea Poética 13, onde divulgou o seu livro que contou com a participação de mais 12 poetas totalizando o número de 13 escritores.

Atualmente é Editora, Produtora e Jornalista de Moda do Blog Anjinha da Moda e da página no Facebook Anjinha da Moda, comentarista de textos e imagens. Poetisa e fã incondicional de poesias desda sua adolescência sendo idealizadora da Página Poesias da Jornalista Noeli de Carvalho e Cronista na página Fábulas, Contos, Estórias e Poemas



Ana Bárbara de Santo António



Ana Bárbara de Santo António (pseudónimo)  & musa
"Começou na poesia, editando em 2006 o livro "Penas da alma para a mão", em 2008 publicou o livro testemunho "Teu Cancro Meu", participou na Antologia de Poesia "de luz e de sombra" e publicou o seu primeiro livro infanto-juvenil "Russa a burrinha tecedeira", pela Papiro Editora. Em 2009 integrou poesia no I e II volume da Antologia de Poetas Contemporâneos "Entre o Sono e o Sonho", da Chiado Editora." Em 2010 na II Antologia Horizontes de Poesia e em 2011 na Antologia ControVersos da Sapere Editora/Brasil RJ, e III Antologia Horizontes de Poesia e Antologia InVersos das Edições Ecopy . Em 2012 integra a Antologia "Entre o Sono e o Sonho" vol III da Chiado Editora, Antologia Inverno da Pastelaria Studios Editora e Poetas da Confraria Antologia da Sapere Editora/Brasil. Publica em Abril de 2012 o livro de Poesia “À Flor da Pele dos Sentidos da Alma” com a Pastelaria Studios Editora e participa na Antologia Histórias da Vida Real “Corda Bamba” e Ocultos Buracos da Pastelaria Studios Editora e “Aqui Há Poetas Poesia sem gavetas da Pastelaria Studios Editora e IV vol. Da Antologia “Entre o Sono e o Sonho” da Chiado Editora e Antologia da Moderna Poética Portuguesa da Seda Publicações.
Tem dois blogs:
http://musarenascentista.blogspot.com/ (poesia erótica sensual)



Carlos Fernando Bondoso

Carlos Fernando Bondoso, natural de Moimenta da Beira, viveu grande parte da sua vida em São Tomé e Principe. Presentemente encontro-me a morar na cidade do Montijo. Dois livros de poesia publicados em 2012 “Sombras que Falam” e “Cor Púrpura” publico no Brasil na revista literária “As flores do Mal” fiz parte das antologias de poetas contemporâneos “Entre o Sono e o Sonho” III e IV edições, da antologia de contos da Pastelaria Editora “Beijos de Bico” e preparo o lançamento de mais um livro de poesia no mês de Outubro, centenas de poemas publicados em grupos de poesia no facebook. Fiz ainda parte de uma antologia em honra do grande escritor brasileiro Affonso Romano de Santanna "Cumplicidade das Letras” Este ano de 2013 vão sair quatro coletâneas de diferentes editores onde vou contribuir com vinte e dois poemas.


Na inquietude que transporto dificilmente vou serenar pois tornei-me escravo das palavras.

Comentário

Este senhor (que eu só conheço das suas publicações na página Claraboia) é, na realidade, um bom poeta. É uma pena, enfim, como direi,...aliás, será melhor não dizer. CFBB seria considerado muito bom em qualquer parte do mundo, observado por qualquer pessoa habituada à boa poesia. Devo dizer, que há meios que não são propícios à boa divulgação da sua poesia. Pelo contrário. Continuará a passar despercebido neste caldeirão de "poetas", o que, devo dizer, não é justo. Por mim, continuarei a ler e a aplaudir o que escreve porque é, sem dúvida, muito bom. Este poema da cadeira não será o melhor exemplo. É interessante, mas não é o melhor exemplo.

Cristina Carvalho
Escritora e critica literária
in: Clarabóia




Francisco Mellão Laraya


Francisco Mellão Laraya, também conhecido por to, atural de São Paulo,Brasil, católico, advogado civilista, 53 anos, formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, músico clássico, violão clássico, solteiro. Viveu grandes paixões e, delas escreveu livros, como, “Textos Barrocos”, “Exames”, “Tito e o Pé de Sonho”, “A Descoberta”, “Grão de Areia”, e outros guardou para um dia revisar e editar.





Pedro Belo Clara

Pedro Belo Clara, nascido em Lisboa, é formado em Gestão Empresarial e pós-graduado em Comunicação de Marketing. Actualmente centrado em sua actividade de formador e de escritor, participou, com seus trabalhos literários, em exposições de pintura e em diversas colectâneas de poesia lusófona, tendo sido igualmente prelector de sessões literárias. Colaborador e membro de portais artísticos, assim como colunista de revistas e blogues literários, tanto portugueses como brasileiros, é autor dos livros “A Jornada da Loucura” (2010), “Nova Era” (2011) e “Palavras de Luz” (2012) – sendo os dois primeiros de poesia. Outros trabalhos poderão ser igualmente encontrados nos blogues pessoais do autor – “Recortes do Real” (artigos e crónicas diversas) e “O Manifesto” (artigos políticos).



Mel Almeida


Amélia Júlia Almeida de Almeida, natural da cidade de Évora.
Desde muito cedo revelei um fascínio pelas artes, porém foi tardiamente que encontrei disponibilidade para me dedicar à minha maior paixão, a escrita. Dividida entre pincéis e telas, compôs quadros a óleo, revelando nas cores e composições a harmonia do meu espírito alegre e irreverente,,,

Mas, a escrita assumiu sempre um papel mais desafiante suplantando a “carreira” de pintora.

É na escrita que me realizo na plenitude. E, as poesias outrora guardadas na gaveta, foram rebuscadas e reescritas com a maturidade com a qual agora sinto a vida. E com as minhas memórias e emoções faço, com amor uso da palavra escrita, através da minha poesia.





Silvia Mello

Silvia Mello - São Roque – São Paulo – Brasil

Jornalista, especialista em Jornalismo Literário, escolheu essa profissão por ter facilidade e paixão por escrever, desde criança. Estudou também Psicologia, pois escrever está muito próximo de tentar compreender a natureza humana, por meio dos textos sobre personagens da vida real, da construção de personagens de ficção e da própria poesia, que pede muitas vezes um mergulho interior, que vai além da preocupação com a forma.

Escreveu poesias durante a adolescência, desistindo dos versos após esse período. Voltou a criar poemas em outubro de 2010 e logo em seguida criou o blog Olhos nas Estrelas para armazenar e compartilhar seus versos. Em 2011, abriu também a página TECENDO COM PALAVRAS – SÌLVIA MELLO, por meio do Facebook, na internet, composta unicamente por suas postagens de versos. Escreve também reflexões em prosa no blog Tecendo com Palavras.

Em sua carreira como jornalista, além de trabalhar em jornal e rádio, dedicou-se à pesquisa histórica sobre sua cidade e também sobre a arte circense.

Publicações:
Câmara Municipal de São Roque, 165 anos – Pesquisa, redação e edição da autora – Revista História, 130 páginas, 1998. Publição da autora.
São Roque, Três Décadas de Conquistas – Pesquisa, redação e edição da autora – Revista Histórica, 180 páginas, 1999. Publicação da Autora.
Festas de Agosto, Álbum Histórico – A principal tradição da cidade de São Roque, a festa do padroeiro, no século 20. Pesquisa, redação e edição da autora. Livro, 130 páginas, 2000. Publicação da Autora.
Contando a Arte de Darcy Penteado – Vida e arte do artista plástico são-roquense Darcy Penteado – Coleção de arte-educação. Noovha America, São Paulo, 2004.
Brincando com Arte Darcy Penteado – Arte de Darcy Penteado e proposta de releitura – Coleção de arte-educação – Noovha America, São Paulo, 2004.

Prêmios:
2008 – Bolsa Funarte de Incentivo à Pesquisa da Arte Circense com o projeto O Circo, um Caleidoscópio
2009 - II Concurso História do Meu Bairro História do Meu Município – texto históirco sobre a cidade de São Roque selecionado, que integra a coletânea do mesmo nome, publicada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e destinada ao Programa: São Paulo, um Estado de Leitores.
2010 – Bolsa Funarte de Criação Literária com o projeto de ficção, o romance Ela me fez chorar.


Atualmente dedica-se a conclusão do livro Andiamo... Memórias da Imigração italiana em São Roque e do romance Ela me fez chorar (selecionado pela Bolsa Funarte de Criação Literária





Ana Homem Albergaria

             “Pela poesia imortalizo, através da palavra escrita, de        forma simples e despretensiosa, memórias que não quero perder; sonhos que quero concretizar, ou valores que preciso transmitir”. Pela pintura revisito tudo isso, de  uma forma mais abstracta, menos organizada, menos pensada. O que distingue a minha pintura da minha poesia é apenas a forma. Em ambas exteriorizo os meus pensamentos e vivências. O traço que mais as une é o amor com que as realizo. “                                      

                                   
Socióloga, exerce a sua profissão numa ONG Europeia de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social. Autodidata, desde cedo revelou o gosto pelo desenho e pintura, relativamente ao que se assume como “artesã” e não como “artista plástica”.
Amante da escrita, edita o seu primeiro livro de poesia em 2010, data em que inicia um percurso enquanto declamadora, dinamizadora de saraus de poesia, tertúlias e outros eventos similares, em vários espaços culturais da área metropolitana do Porto, nos quais coabitam diferentes expressões artísticas em prol da democratização cultural – condição que considera fundamental para a vivência da Cidadania Plena; do Ser Total!

Exposições de pintura

·       “Intimidades” – Museu Dom Diogo de Sousa, Braga, Maio/Junho 2013.
·       “Humanidades”- Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, Abril /Maio de 2011.
·       “De Cor e Alma” – Clube Literário do Porto, Abril de 2010.
·       “Cores e Poemas”, Castelo do Queijo, Porto, Dezembro de 2009.
·       Participação com Pintura no Projeto “mão -a- mão”, 2008.
·       “Cores de Inverno” – Castelo do Queijo, Porto, Dezembro de 2007.
·       “Cores e Maresia” – Castelo do Queijo, Porto, Junho 2007.
·       “Intensidades” - Casa Municipal da Cultura de Paranhos - Porto, Fevereiro de 2007.
·       Participação com pintura a acrílico sobre tecido, no 4º encontro europeu de pessoas em situação de pobreza na Europa - Bruxelas, Maio de 2005.

Bibliografia / Poesia:

·       Silenciosas Alvoradas, Ana Homem de Albergaria, Edita-me, Porto, 2010.
·       Nada direi sobre o silêncio, Ana Homem de Albergaria, Edium Editores, coleção poesia /Áudio-livro, Porto, 2012.
·       Entre o Hoje e o amanhã, coletivo Portugal Poético, Porto, 2010.
·       Antologia da nova poética portuguesa, Seda Editores, Porto, 2013.
·       Entre o sono e o sonho, chiado Editora, Lisboa, 2013.(antologia).

CONTACTOS: 914361112 / anahomemalbergaria@hotmail.com



     
Tina Tinoco 



Albertina de Jesus Tinoco Pereira (Tina Tinoco) nascida a 21 de junho de 1966 em Viana do Castelo...nascida e criada bem pertinho do MAR....sempre que foi necessário afastar-me DELE foi doloroso!...com 22 anos deixo a terra natal e decido ir tirar a licenciatura de Português/Inglês. Após terminar o curso começou um corre corre pelo país onde exerci e exerço com muito AMOR a minha profissão.Não gosto da parte burocrática,o que eu gosto mesmo é de estar com os garotos na sala de aula...é a minha "praia".
No pouco tempo livre que tenho adoro estar com o meu filho João,adoro caminhar,adoro cinema,música,teatro....e adoro escrever, seja poesia ou prosa,quando escrevo sou EU.....o meu sentir brota de mim e simplesmente.




SOL FIGUEIREDO

Solange da Silva Figueiredo - Comendadora, professora, tutora, escritora, poetisa e ativista cultural. Acadêmica Imortal na Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes - FEBACLA, Cadeira nº 6. Acadêmica Imortal na Academia de Letras do Brasil – ALB/Suíça, cadeira 61. Membro da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro - APPERJ, cadeira 472. Membro da Associação Internacional Poetas Del Mundo.



Isabel Faria 

Isabel Maria Miranda Plácido Garcia Cardoso de Faria, nasceu em Seia a 21 de Maio de 1951.
      Vive em Coimbra.
     Concluiu a Licenciatura em Biologia, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, após o que entrou na via de ensino, tendo exercido a função de docente do Ensino Secundário durante cerca de 36 anos.
Concluiu o antigo 3º ano das disciplinas de Solfejo e Piano no Conservatório de Música de Lisboa
Fez parte da Tuna Académica da Universidade de Coimbra de 1968 a 1974.
Atualmente faz parte da Orquestra da Associação dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra, onde toca acordéon.
Tem como interesses fundamentais, ser feliz, ler, escrever, ouvir música e viajar….




Lúcia Ribeiro

    Nasceu na Póvoa de Varzim, em 1951. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses e Franceses.

     Possui, ainda, O Diplôme Supérieur d’Études Françaises Modernes de L’Alliance Française (DSEF), uma Especialização em Orientação Educativa, do Instituto Superior de Educação e Trabalho (ISET) e outra em Administração Escolar, do Instituto Nacional da Administração (INA).

Tem trabalhos publicados em alguns jornais regionais e revistas escolares e, ainda, em diversos sítios da Internet.

Publicou no Recanto das Letras dois E.livros: “Un morceau de moi”, em 2007 e “Olhares escritos”, em 2012.

Publicou o seu primeiro livro SENSUALidade 1, em 2006; em 2007, participou da « Antológica Primazia » da All Print Editora, de S. Paulo; em 2008, participou da « Antologia dei Premi, Poesia, Prosa e Arti Figurative » da Accademia Internazionale Il Convívio, Castiglione de Sicilia, Itália; em 2009, participou do livro Talentos, (As melhores poesias do 1º Concurso Digital) da EDITORA MM de Campinas, S. Paulo e em 2012, participou da 1ª Antologia da Editora UniVersus, Lisboa.





Armindo Loureiro

     Armindo (Manuel Soares Pinto) Loureiro, nasceu a 10 de Agosto de 1950, em São Nicolau, Marco de Canaveses… Reside nesta mesma localidade, mas agora, em Tuias… É Aposentado da Função Pública e desempenha funções autárquicas, como Presidente da Junta de Freguesia de Tuias. Frequentou o Curso de Direito, na Universidade Lusíada do Porto, do qual desistiu em 2012.




Maria Carolina Sá
       Maria Carolina da Silva Cardoso e Sá, nascida a 15 de Junho de 1943, na freguesia de Antas, lugar da Portela, concelho de Vila Nova de Famalicão, frequentou o colégio do Barreiro e, seguidamente, o Externato Camilo Castelo Branco. Fez o curso do Magistério Primário em Braga e começou a leccionar aos 18 anos de idade, na freguesia de Esmeriz, deste concelho, onde permaneceu durante dois anos. Trabalhou mais um ano na freguesia do Calendário, tendo-se efectivado na Sede do concelho, no ano seguinte. Foi uma das professoras que assistiu à  inauguração da Escola da Sede 2, onde trabalhou até à idade da sua reforma, com 34 anos de serviço.
Sempre gostou de escrever, mas só o fazia para os seus alunos a quem sempre incentivou o gosto pela leitura e escrita. Organizou também algumas peças de teatro e poesia para crianças, assim como danças e canções infantis.
Em 2004, publicou o livro “Para quê?” com vários temas de reflexão.
Agora, que a vida lhe trouxe tantas surpresas, resolveu escrever algumas meditações e poesias sobre o que aprendeu com ela e resolveu partilhá-las com os seus familiares, amigos e todos aqueles que ainda acreditam que vale a pena viver, tentando ajudar os que se desesperam ou correm sem cessar atrás de uma felicidade irreal, esquecendo-se, inúmeras vezes, de que ela se encontra nas pequenas coisas do dia a dia e que devemos aproveitar todos os momentos, bons ou maus, pois, só assim, teremos o saber e a experiência que os anos nos vão dando.
Maria Carolina da Silva Cardoso e Sá
E-mail:           mcarolinascs@gmail.com
Página:           http://www.facebook.com/saberviver2012


Blog:               http://mcarolinascs.blogspot.pt/


Um comentário:

  1. Sinto-me imensamente grata por estar presente entre tão inspiradores poetas!

    ResponderExcluir